Monday, August 01, 2005

ARITANA NÃO È SÓ NOVELA...

...e às vezes dá a impressão de que de música de índios no Brasil só restou aquela música do Legião Urbana. Mas não é bem assim, conforme nos conta Ruy Godinho, recém-chegado de uma temporada de 15 dias na Aldeia Yawalapíti (no Alto Xingu), como coordenador do Projeto Awapá - Nosso Canto. É a segunda excursão de Ruy a essa aldeia, em mais uma etapa para documentar a cultura da aldeia; os resultados incluirão um songbook e um CD duplo. A equipe coordenada por Ruy compõe-se dele e outras nove pessoas: um fotógrafo (que já fez 400 imagens para o projeto), dois técnicos de som (com 32 músicas gravadas), uma arte-educadora, um lingüista (para registrar o idioma da aldeia a partir dos últimos sete sobreviventes que o falam), diretor musical, assistente de produção, motorista e um coordenador de campo da aldeia.

O projeto está aos poucos conseguindo seu intento de revitalizar a cultura nativa da região, reensinando aos jovens locais o uso de flautas, percussão e canto ritualístico yawalapíti. "Os adolescentes só queriam saber de tecno music e pagode. Agora já estão aprendendo também a música nativa", comenta Ruy.

Outro detalhe importante: nada de paternalismo nem imposições unilaterais. "A concepção do projeto é do Aritana, cacique da tribo", esclarece Ruy Godinho. "A gente só desenvolveu, captou recursos e está produzindo. Nada de caraíba pra índio, de cima pra baixo. Todos os itens do projeto são desejo deles."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home