Saturday, June 25, 2005

BREGA OU NÃO BREGA, MESTRE É SEMPRE MESTRE

“If I only knew/I was going to lose you/I wouldn’t have allowed my belongings/To get used to you…”

“I’m gonna take you out of this place/I’m gonna take you to stay with me/and no matter what other people might say…”

“Leave all that shame aside/'Cause none of that is of any value/Just because you’re a simple housemaid/This ain’t gonna change my love for you…”

“There is no such thing as happiness/In life there are only happy moments…”

Talvez alguém esteja perguntando: “Nossa, que poesia! Quem é? John Lennon? Ray Davies? Nick Drake? Richie James?” Agora, leiam em português e saibam que o autor (ou pelo menos intérprete) é ninguém menos que Odair José. E não venham me dizer “Nossa, cada coisa brega”!

Odair acaba de ganhar um disco-tributo, Eu Vou Tirar Você Desse Lugar, pela Allegro Discos, a sair em agosto. As gravações, todas inéditas (e em número bem maior que 14, outro ponto a favor), incluem “Uma Lágrima” com o Pato Fu, “Vou Contar De Um A Três” com o Volver, a faixa-título com Paulo Miklos (lembrando que alguns Titãs haviam composto “Baby” para ele e a dupla Xicotinho & Salto Alto gravarem) e “Eu, Você E A Praça” com Zeca Baleiro. Convém lembrar que o projeto é a sério no melhor sentido, o critério de seleção foi incluir gravações que não levassem Odair José ou o próprio "brega" na gozação, paródia ou brincadeira.

E daí que algumas músicas de Odair lembrem outras (compare, por exemplo, “Cadê Você” com “Morningside” de Neil Diamond” ou “Na Minha Opinião” com “Silver Moon” de Mike Nesmith)? John Lennon, para citar apenas um gênio do pop, transformou “You Can’t Catch Me” de Chuck Berry em “Come Together”, “Stewball” em “Happy Xmas”, “Don’t Worry Baby” dos Beach Boys em “Starting Over” e ninguém reclamou (exceto um ou outro editor original ranzinza ou empresário mais safado). E, como diz F. Scott Fitzgerald, a única definição possível de “gênio” é a habilidade de expressar o que se pensa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home