Friday, July 30, 2010

NÓIS FUMO E INCONTRÊMO TODO MUNDO

Não vejo falta de ética em recomendar um bom projeto só porque sou um dos participantes - e destes não faltam para torná-lo bom, ou mesmo excelente. Desta vez (he he) falo de Adoniran - 100 Anos, disco-tributo ao centenário de Adoniran Barbosa, a se completar neste 6 de agosto (pelo menos oficialmente, já que ele adorava brincar sobre sua idade, mas no fim das contas isso o torna ainda mais atemporal). O disco é recomendável sob todos os pontos de vista.

Além de resgatar para o grande público de hoje intérpretes veteranaços como Cauby Peixoto, Célia e Maria Alcina, juntamente a artistas sempre bem-vindos como Vânia Bastos, Jair Rodrigues, Mart'nália, Dominguinhos, Thobias da Vai-Vai e Tetê Espíndola, o disco ajuda a revelar gente nova de valor como Verônica Ferriani e o "lado MPB" de eminentes roqueiros como Wanderléa (que na verdade começou como crooner de baile e sempre cantou de tudo, embora de reputação injustamente "engessada" como artista da jovem guarda - em minha opinião sua fase artisticamente menos interessante), Zélia Duncan, Edgard Scandurra e Arnando Antunes.

Os arranjos são ao mesmo tempo respeitosos e irreverentes, sem nada forçado nem modernices oportunistas. Por exemplo, Maria Alcina cantando um pot-pourri em samba-rock de "Plac-Ti-Plac" e "Um Samba No Bixiga" e Mauricio Pereira transformando "Malvina" em salsa são apenas duas das faixas que sozinhas já valem o disco, além da interessante desconstrução de "Trem Das Onze" com os citados Scandurra e Antunes. Mérito adicional: o disco tem 24 faixas (juntando 30 composições, algumas em popurris), fugindo do limite infeliz de 14 imposto e aceito pelas grandes gravadoras (pois é, as piores prisões são as criadas pelos próprios prisioneiros...).

Só uma coisa neste disco pode ser considerada "o de sempre", e ainda assim no bom sentido: a presença dos intimoratos Demônios da Garoa, com "Conselho De Mulher" (embora eu, pessoalmente, preferisse que eles interpretassem outra que ainda não tivessem gravado). O lançamento é da Lua Music, e vá buscar o seu: www.luamusic.com.br

Ah, sim, ninguém perguntou mas eu respondo: a faixa de que participo é "Nóis Viemos Aqui Pra Quê?, em dupla com Laert Sarrumor.

Thursday, July 29, 2010

O PULO DOS GATOSCOS

Estou comemorando meus primeiros 25 anos desde que comecei a lançar meus trabalhos independentes como compositor, e vou lembrar agora uma amostra de um de meus projetos atuais é o grupo Tosqueira Ou Não Queira, TONQ para os íntimos, um “supergrupo tosco”, alegre e descompromissado, ao lado de Wilson Rocha e Silva, Ricardo Moreira, Sonekka, Ricardo Soares e, a partir do segundo disco, Rosa Freitag e Mário Baraçal. O primeiro disco, Que TONQ É?, lançado no começo de 2006, abre com “Casal de Gatos”, um rock-rumba de Wilson. Ele resolveu compor uma canção sobre gatos sem ter muito conhecimento sobre eles, e o resultado pode ser definido como diversão nonsense e um alerta contra castradores picaretas: “Eu mandei castrar a gata/ela pariu mesmo assim/deu à luz sete filhinhos/deu prejuízo pra mim/eles cagam no tapete/comem todo meu xaxim”.

TONQ - Casal De Gatos

http://sharebee.com/90ce6768