Acabo de receber um dos primeiríssimos exemplares de um livro para o qual honrosamente colaborei com discografia & informações: Pascalingundum! Os Eternos Demônios da Garoa, nada menos que o primeiro livro sobre o grupo, escrito pelo intimorato Assis Ângelo e publicado pelo Grupo Trends Tecnologia. A revelação da verdadeira origem do nome Demônios da Garoa é apenas um dos muitos atrativos das 280 páginas do livro, que, além de ir fundo nas origens dos Demônios, obviamente o situa em sua época & ambiente artístico junto a artistas contemporâneos, influências e seguidores. Encomende já seu exemplar com a produtora editorial do projeto, Andrea Lago, andrealol@terra.com.br
(Curiosidades adicionais: Assis Ângelo manda avisar por este blog que "pascalingundum" - a forma correta da frase criada por Arnaldo Rosa, vocalista-solo dos Demônios, para o "Trem Das Onze" - não é mais um "nonsense" sonoro e ritmado, tendo recebido de Assis significado de saudação e votos de felicidades, equivalente a "paz e amor" ou "muito axé". E enquanto o grupo Made In Brazil, igualmente digno de nota embora dedicado a outro gênero musical, orgulha-se de ter tido mais de cem formações em 41 anos de carreira, este livro lembra que os Demònios, muito mais longevos - inclusive reconhecidos pelo Guinness Book Of Records como o grupo de música popular com mais tempo de atividades ininterruptas - , mal passaram de trinta formações desde o surgimento nos anos 1940.)
Só a titulo de curiosidade, o José Ramos Tinhorão possui um livro intitulado "Demonios da Garoa.Musica popular brasileira hoje". E eu já vi um livrinho de cordel que conta a historia dele intitulado "A Genial Trajetoria Dos Demônios Da Garoa".
ReplyDeleteEu já estou pensando em encomendar o meu "Pascalingundum!"...
equivoco: o tinhorão jamais escreveu algo sobre os demônios da garoa. nem sequer uma crítica em jornal ou revista, antes, durante ou mesmo depois do lançamento de qualquer disco do grupo.
ReplyDeleteo livrinho referido "a genial trajetória dos demônios da garoa", do cearense de quixeramobim klévisson viana, é na verdade um folheto de cordel, escrito a meu pedido e publicado em 2004. originalmente era pra ser distribuído em noite de lançamento ou sessão de autógrafos aos leitores de "pascalingundum! os eternos demônios da garoa".
e pascalingundum pra todos nós!
Muito obrigado pelo esclarecimento Assis Angelo.
ReplyDeleteEu acho que eu quis dizer uma coisa sobre o "Demonios da Garoa.Musica popular brasileira hoje" e disse outra; é que no site do Instituto Moreira Sales consta que no acervo do José Ramos existe esse livro da autoria de: Paixão, Fernando Nestrovski, Arthur (Organizador); Wisnik, José Miguel (Orelha de livro)
Da Editora Publifolha 2002.
Mas eu nunca tive contato com esse livro, e até quis citar ele no 1º comentário para ter uma informação de algum que conhece, como foi o caso do cordel.
Me desculpe sobre a informação errada do cordel.
Pascalingundum pra você Assis Angelo e a todos neste Natal.
Demônios são a mais exata tradução de Adoniran, assim como Adoniran foi o melhor fotografo de nossa metropole.
ReplyDeleteNo livro "Adoniran, uma biografia" de Celso de Campos Jr. temos um aperitivo sobre a história do melhor grupo de samba paulistano. Agora com este lançamento teremos o banquete completo.