Monday, June 25, 2007

MAIS TRÊS MESTRES DO HUMOR

Na Folha de S. Paulo de ontem (domingo, 24 de junho), por entre as muitas fotos de mulher bonita que são requisito dos mais essenciais para vender jornal, consegui perceber duas notícias, ambas envolvendo dois mestres do palco e do humor. Uma é Bibi Ferreira, participando de uma peça cujo título me escapa (com direção de Jô Soares). Pois bem, é um bom pretexto para lembrarmos um trecho de um LP supimpa que ela gravou em 1960, Bibi Ferreira Em Pessoa: nada menos que "Muié Rendêra" conforme soaria em vários países.


http://www.filefactory.com/file/066a52/

Não tão bom cantor, mas quase tão engraçado (OK, admito ser mais fã de Bibi), é Chico Anysio, que acaba de ter lançado o livro É Mentira, Chico?, enciclopédia de suas dezenas de personagens. Pois ouçamos o menos lembrado deles - Chico Anysio mesmo, num medley de "Samba De Uma Nota Só" (ou melhor, "Valsa de Uma Nota Só") com "Forró Em Caruaru", gravado em 1969.

Chico Anysio - Samba De Uma Nota Só/Forró Em Caruaru

http://www.filefactory.com/file/6bcbec/

E já que mencionei o Jô, não o deixarei de fora. Não, desta vez não será o rock "Vampiro" (embora ele possa ser ouvido no Arquivo do Rock Brasileiro), e sim "Vampira Banguela", do quase famoso LP que ele gravou como "Norminha" em 1971.

Norminha (Jô Soares)- Vampira Banguela

http://www.filefactory.com/file/64deec/

MUITAS TARDES NO MUSEU

É isso mesmo, a primeira exposição do Arquivo do Rock Brasileiro em São Paulo se iniciará em 11 de abril no Museu da Imagem e do Som. Aqui vai mais uma amostra do que se poderá ouvir.

Vocês já devem saber que a primeira gravação roqueira do Brasil é "Rock Around The Clock" com Nora Ney, na antiga gravadora Continental. Pois bem, a concorrente RCA deu um jeito de providenciar uma regravação desta regravação com ninguém menos que Marisa Gata Mansa.

Marisa - Rock Around The Clock

http://www.filefactory.com/file/3d68f4/

Uma boa gozação com o novo estilo veio do compositor e pintor Heitor dos Prazeres: "Nada De Rock Rock", que inclusive foi recentemente desenterrada e regravada por outros artistas.

Heitor dos Prazeres - Nada De Rock Rock

http://www.filefactory.com/file/73adeb/

Teria Heitor imaginado que uns dez anos depois comporia em parceria com seu filho (ele mesmo, Heitor dos Prazeres Filho) nada menos que uma fusão de rock e candomblé?

Os Kandomblés - Yé-Yé-Yé É Kandomblé

http://www.filefactory.com/file/dd4469/

Outro que sempre foi romântico foi o paulistano Mauricio Alberto Kaiserman, que em 1968 gravou esta sua composição com o grupo The Hangmen, poucos anos antes de se lançar como artista-solo - ele mesmo, o mesmo Morris Albert de "Feelings".

The Hangmen - Você Me Deixou

http://www.filefactory.com/file/a89b1c/

E vamos aproveitar e preparar a festa para o cantor francês Henri Salvador, prestes a completar 90 anos em plena atividade. Que tem ele a ver com rock brasileiro? Ora, muito simples para quem sabe: ele regravou "Lança Perfume" de Rita Lee & Roberto de Carvalho, em 1981.

Henri Salvador - Question De Choix (Lança Perfume)

http://www.filefactory.com/file/536f01/

CEM ANOS DE SOM LINDÃO

Dercy Gonçalves acaba de quebrar o tabu de que celebridades artísticas brasileiras, ao contrário de Irving Berlin, George Burns e outras estrangeiras, não conseguem seguir os votos de José Maria de Abreu de "ir ao centenário". Pois bem, adivinhe o que podemos ouvir: "A Perereca da Vizinha", que a própria Dercy compôs e gravou em 1963 - quando já contava quase 60 anos de idade. (Aproveitando o trocadilho, o "som lindão" pode se referir ao acompanhamento instrumental, de uma banda regida pelo sempre eficiente Altamiro Carrilho - rima com trocadilho, mas deixa pra lá - , sem falar no coral infantil que só alguns anos depois deve ter percebido o duplo sentido da segunda parte.)

http://www.filefactory.com/file/23ab46/

O TEMPORA, O MOLLES - PARTE 1

Neste fim de semestre muito se falou dos 40 anos do disco Sgt. Pepper's - mas, o Brasil sendo o Brasil, nada percebi sobre os 40 anos da perda do compositor e radialista Oswaldo Molles, que cometeu suicídio em 13 de maio de 1967. Um dos maiores renovadores do humor radiofônico brasílico, foi inclusive uma das maiores influências sobre Adoniran Barbosa como humorista e compositor.

Vamos lembrar aqui três composições de Molles lançadas por Adoniran. Uma é o lado-B da gravação original de "Saudosa Maloca" e que, ao contrário desta, ainda aguarda reedição: "Os Mimoso Colibri", parceria de Molles com Hervê Cordovil.

http://d.turboupload.com/d/1883681/Adoniran_Barbosa_-_Os_Mimoso_Colibri.wav.html

Outras são duas parcerias de Adoniran e Molles, gravadas pelo primeiro em 1960 no mesmo disco - aqui resgatada graças a Deus e a Assis Ângelo, que desenterrou um exemplar. Uma é "Chora Na Rampa", resgatada com sucesso pelos Demônios da Garoa dez anos depois.
http://www.filefactory.com/file/644e23/
Quanto à outra, prepare-se: é nada menos que "Tiro Ao Álvaro", tornada sucesso por Elis Regina em 1980.

http://d.turboupload.com/d/1883694/Adoniran_Barbosa_-_Tiro_Ao_Alvaro_original.mp3.html
E não me agastarei, muito pelo contrário, se este blog ficar famoso como o que mais destaca Adoniran. Pois bem, aproveitando que a participação dele no programa Ensaio da TV Cultura em novembro de 1972 foi promovido a DVD (e falei do próprio na edição da Bizz de junho), aqui vai a gravação mais recente de Adoniran na ocasião, a marchinha "Senta, Senta", que ele aproveitou para divulgar no programa.
http://www.filefactory.com/file/6296f5/