Friday, September 30, 2005

CATANDO AS PEDRAS QUE AINDA ROLAM POR AÍ

Já ouvi duas vezes A Bigger Bang, novo disco dos Rolling Stones, e estou gostando. Em minha opinião, não é tão bom quanto Voodoo Lounge - um dos meus preferidos dos Stones, tirando uma faixa ou outra - , mas é melhor que Bridges To Babylon. Mas uma coisa acho ponto pacífico: se os Stones lançassem este disco dizendo ser coletânea de gravações inéditas de 1967-71, muitos fãs nem pensariam em falar mal.

Pelo menos, as gravações de A Bigger Bang são melhores que as raridades & curiosidades que se seguem abaixo. Para começar, a demo original de "As Tears Go By", ainda com o título "As Time Goes By" - vai ver que a parte de Andrew Oldham na parceria foi alertar Jagger e Richards para o fato de que já existia uma música com esse nome, de um certo filme muito antigo.

The Rolling Stones - As Time Goes By (early version of As Tears Go By)

http://rapidshare.de/files/5688919/The_Rolling_Stones_-_As_Time_Goes_By__early_version_of_As_Tears_Go_By_.mp3.html

Logo que os Stones começaram a fazer grande sucesso em fins de 1963, seu produtor fonográfico e empresário Andrew Oldham conseguiu autonomia da gravadora para se divertir imitando seu herói Phil Spector, lançando vários artistas novos e colocando nos lados-B (às vezes até nos lados-A mesmo) instrumentais totalmente informais - geralmente com os Stones, incluindo o pianista Ian Stewart. Este é um deles, lançado em 10 de abril de 1964 - 16 dias antes do primeiro LP dos Stones - e creditado a The Andrew Loog Oldham Orchestra; o crédito de autoria é de Oldham com o maestro Mike Leander (autor do arranjo para cordas de "As Tears Go By" na gravação dos Stones).

The Rolling Stones – 365 Rolling Stones (One For Each Day Of The Year)

http://rapidshare.de/files/5689546/21_-_The_Rolling_Stones_-_365_Rolling_Stones__One_For_Each_Day_Of_The_Year_.mp3.html

Esta está no outro lado da anterior, em ritmo de blues, creditado a Oldham em parceria com Charlie Watts e Bill Wyman.

The Rolling Stones – Oh, I Do Like To See Me On The B-Side

http://rapidshare.de/files/5690394/22_-_The_Rolling_Stones_-_Oh_I_Do_Like_To_See_Me_On_The_B-Side.mp3.html

E esta terceira foi a primeira desta série a sair, em janeiro de 1964, também creditada a Oldham/Leander.

The Rolling Stones – There Are But Five Rolling Stones

http://rapidshare.de/files/5690492/23_-_The_Rolling_Stones_-_There_Are_But_Five_Rolling_Stones.mp3.html

Para terminar por ora, um trecho do documentário Charlie Is My Darling, onde se pode ouvir Keith Richards ao piano e Mick Jagger imitando Elvis e a microfonia de "I Feel Fine" dos Beatles.

The Rolling Stones – Interview including Elvis Presley and Beatles impressions

http://rapidshare.de/files/5702694/27_-_The_Rolling_Stones_-_Interview_including_Elvis_Presley_and_Beatles_impressions.mp3.html

Thursday, September 29, 2005

NÃO ESQUECENDO O BIG MÔG

É ele mesmo, o engenheiro eletrônico Robert Moog, inventor do sintetizador que leva seu sobrenome (e que se pronuncia "môg", não "mug"), falecido no último 21 de agosto. Aqui vai uma singela, embora tardia, homenagem: "Lady Jane" dos Rolling Stones interpretada ao Moog por Mike Melvoin em 1969, gravação esta que fez muito sucesso no Brasil no ano seguinte.

Plastic Cow - Lady Jane

http://rapidshare.de/files/5683825/27_-_Plastic_Cow_-_Lady_Jane.mp3.html

...E O VERÃO AINDA TEM HORA

Ainda não foi este ano que ficamos livres: à zero hora do dia 16 de outubro começa o horário de verão, que termina à zero hora do dia 19 de fevereiro de 2006, em boa parte do território brasileiro, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

Realmente, o governo continua confiscando uma hora de quase todos os cidadãos, para devolvê-la sem um segundo a mais de juros. A respeito do horário de verão, conheço pelo menos duas músicas: "Por Causa Da Hora" de Noel Rosa, talvez a primeira sobre o assunto (quando o Brasil teve seu primeiro horário de verão, em 1930) e que até o momento ainda não digitalizei, e uma paródia minha de "Aquarius", do musical Hair!,em parceria com Laert Sarrumor, e que aí está.

Rádio Matraca - Horário de Verão

http://rapidshare.de/files/5678933/23_-_Hor_rio_de_Ver_o__R_dio_Matraca_.mp3.html

HELENA MEIRELLES

Pois é, ontem faleceu a violonista sulmatogrossense (e não violeira matogrossense, conforme as correções anexas de Lizoel Costa, bitcho) Helena Meirelles, após 81 anos de uma vida proveitosa e cheia de aventuras.

Para mim, ela foi uma Chiquinha Gonzaga do sertão, lutando contra os preconceitos de berço. “Meus pais não queriam que eu tocasse, diziam que viola não era coisa de mulher e ameaçavam cortar meus dedos. Eu era respondona e dizia que podiam cortar, que eu tocava com os tocos."

Muitos já sabem que ela se tornou conhecida quando um sobrinho mandou uma fita para a revista norte-americana Guitar Player. Quem comenta é minha esposa, Lélia: "Se ele tivesse mandado para uma revista brasileira, estaria esperando resposta até hoje..."

Sempre afirmei que Helena Meirelles foi autêntica blueswoman à brasileira - inclusive nascida numa sexta-feira 13 de agosto de um ano bissexto - e também legítima punk cabocla, expressando opiniões e vivendo a vida sem se preocupar muito com o que pensassem. Tive a sorte de entrevistá-la algumas vezes, inclusive em coletivas; numa destas, eu estava caindo de sono e cheguei a "pescar". Ela percebeu e disse: "Cê dormiu, menino? Quantos anos você tem?" Respondi: "37." E ela terminou o assunto: "Os jovens de hoje não se cuidam, por isso não chegam na minha idade..."

Muito bem acolhida pela gravadora Eldorado, Helena gravou três CDs; aqui vai uma amostra do primeiro (sem título, de 1994), a polca paraguaia de origem folclórica "Me Pega, Por Favor".

Helena Meirelles - Me Pega Por Favor

http://rapidshare.de/files/5677341/03_-_Helena_Meirelles_-_Me_Pega_Por_Favor.mp3.html

Wednesday, September 28, 2005

DOIS GRUPOS QUARENTÕES A CAMINHO

Muitos fãs já estão se preparando: em 1966 completam-se 40 anos das primeiras gravações de dois grupos importantes dos anos 1960, os norte-americanos Monkees (embora sua importância só tenha sido reconhecida muito mais tarde) e os ingleses Troggs. Para ajudar na festa, segue uma gravação rara de cada um: "Don't Do It" que Micky Dolenz gravou antes de entrar para os Monkees, e "Your Love" (parceria do empresário e produor Larry Page com um certo Julien, o mesmo autor da letra em inglês de "Piange Con Me" dos Rokes), que só saiu em Wild Thing, primeiro LP norte-americano dos Troggs (embora tenha sido resgatada para uma reedição recente em CD de From Nowhere The Troggs, versão original inglesa do LP.

Micky Dolenz - Don't Do It

http://rapidshare.de/files/5574434/Don_t_Do_It_-_Micky_Dolenz.mp3.html

The Troggs - Your Love

http://rapidshare.de/files/5574276/24_-_Your_Love.mp3.html

ESTE ASSUNTO PODE DEMORAR

Ontem, 27 de setembro (para quem gosta de começos tipicamente bloguísticos), Jô Soares entrevistou Maria Rita e comentou algo que eu, pelo menos, não entendi muito bem sobre ela, ou outra cantora, ter regravado o sucesso da jovem guarda "A Tartaruga". Para ajudar outros que porventura tenham tido a mesma dúvida, seguem duas gravações da referida composição, original italiano de Massara e Mogol, lançado por Evi Damiano e sucesso no Brasil em versão de Rossini Pinto na interpretação do Trio Esperança. (Detalhe: ambas as gravações foram lançadas aqui pela EMI, então Odeon, que faturou em dobro - ou pelo menos mais que com uma única gravação, pois não são muitos os que se lembram de Evi Damiano hoje em dia.)

Trio Esperança - A Tartaruga

http://rapidshare.de/files/5634048/01_-_Trio_Esperan_a_-_A_Tartaruga.mp3.html

Evi Damiano - La Tartaruga

http://rapidshare.de/files/5634748/Evi_Damiano_-_La_Tartaruga.mp3.html

NANANINANINA...

Esta semana o Céu deve estar mais alegre do que nunca, pois Dan Adams ("Maxwell Smart", o Agente 86) e Ronald Golias se foram praticamente juntos. Colocarei aqui algum arquivo sonoro de Don Adams tão logo encontre. E aqui vão dois momentos deste gigante Golias. Um é o tema do programa Família Trapo, composto por Carlos Imperial em 1967. O outro é uma paródia de "Quero Voltar Pra Bahia", a famosa homenagem a Caetano Veloso (mas que homenagem lllinda, ou não, de repente) feita por paulo Diniz e Odibar, paródia esta feita por Arnaud Rodrigues em 1970.

Carlos Imperial, Roland Golias e Otelo Zeloni - A Família Trapo

http://rapidshare.de/files/5632945/02_-_Carlos_Imperial__Golias_e_Zeloni_-_A_Fam_lia_Trapo.mp3.html


Ronald Golias - Vou Jogar De Beque Na Bahia

http://rapidshare.de/files/5633258/18_-_Ronald_Golias_-_Vou_Jogar_De_Beque_Na_Bahia.mp3.html

Monday, September 26, 2005

...E O JANGADA VOLTA? SÓ OU MAL ACOMPANHADO?

Estes dias estive em São Vicente, no litoral paulista, e passei em frente ao cine Jangada, cuja marquise anunciava um filme da maior garota-propaganda de todos os tempos. Reparando melhor, vi um detalhe para mim ainda menos desejável: o cartaz de uma demolidora. Demolidora? Examinando mais de perto, vi que do cinema só restava inteira a fachada.
E do cine Jangada (prepare seu lencinho) só restou a lembrança de ter sido onde pela primeira vez assisti a um filme proibido para menores de 18 anos, embora tivesse apenas 13 ou 14 e já na época o filme me parecesse infantilóide: era a comédia inglesa Percy, exibida aqui com título O Mais Atrevido Dos Transplantes, de 1971, onde o receptor do primeiro transplante bem-sucedido de pênis resolve descobrir quem era o antigo dono do referido equipamento, visitando tudo que é lupanar e casa de viúvas. Realmente, a melhor coisa do filme (descontando a presença de Britt Ekland - realmente, Peter Sellers e Rod Stewart tinham bom gosto) é a trilha sonora, composta e tocada pelos Kinks, e da qual segue uma amostra: uma versão instrumental de seu próprio hit "Lola".

The Kinks - Lola (instrumental)

http://rapidshare.de/files/5572397/02_-_Lola__Instrumental_.mp3.html

SAMBA DO ORKUT - ATENDENDO A PEDIDOS

Mostrando maior rapidez que o próprio Orkut (embora isto nem seja muita vantagem), aqui disponibilizo novo link para meu "Samba Do Orkut", ao vivo no programa Rádio Matraca em 2004.

Ayrton Mugnaini Jr. - Samba Do Orkut

http://rapidshare.de/files/5571602/14_-_Samba_do_Orkut.mp3.html

AOS 30 ANOS, O PUNK JÁ NASCEU ANTIGO

No número mais recente da revista Dynamite escrevi um artigo sobre os chamados 30 anos do punk rock, onde afirmei ser o punk coisa mais antiga que o próprio rock. Um bom exemplo que citei na matéria é um tema de um filme dos Irmãos Marx, "Whatever It Is I'm Against It", cantado por Groucho Marx (mais detalhes na revista, www.dynamite.com.br).

Groucho Marx - "Whatever It Is, I'm Against It"

http://rapidshare.de/files/5571218/whatever_it_is_im_against_it.wav.html

Wednesday, September 14, 2005

Todo mundo tinha bons motivos para esperar muito mais deste recente Festival da TV Cultura - só que qualquer um de seus programas tem música mais nova e de mais qualidade. (Com todo o respeito, chamar este festival de `a nova música do Brasil`? Depois eu que levo fama de ironico.) Para compensar, o Clube Caiubi esta com um projeto bem mais interessante, conforme relata nosso amigo Sonekka.

Galera do bem,
vou participar de um projeto muito legal, a gravação de um piloto de TV que vai virar um programa mensal sobre música nova.
Será no Espaço Cachuera! dia 17/09(Rua Monte Alegre, 1094 cachuera.org.br) e terá toda a veiculação de áudio e vídeo captada em formato digital que se trasformarão em Cd e DVD.
Você pode fazer parte dessa história contribuindo de duas formas:
- Como platéia da gravação, são limitadíssimos 150 lugares ao preço de 20 reais que dá direito ao acesso à gravação, CD a ser entregue duas semanas após o espetáculo com o seu nome inserido na contra-capa.
- Adquirindo apenas o CD ao preço de 15 reais e ter seu nome no encarte.
É primeiro CD coletânea do Caiubi, novamente sob a batuta de Zé Rodrix e ainda por cima nesse momento mágico onde o Caiubi pode vir a ter seu programa mensal de música nova.
Serão 12 canções e eu to figurando em uma como intérprete e co-autor e em outras duas como co-autor.
Obrigado! Se não puderem ir mandem energias vibrantes!
Mais info em www.clubecaiubi.com.br
ou, para quem tem Orkut, http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4337532